O nosso vaso, ou seja, a nossa vida é preenchida com um pouco de tudo, mas é certo que para algumas pessoas as pedras maiores significam coisas mínimas, sem valor.
Para muitas pessoas a sua prioridade é por exemplo ter um telemóvel de última geração ou comprar roupa de marca ou ter um carro do mês passado... Na verdade não deveria ser assim, pois na vida existem outras prioridades que têm mais significado para nós e que nos fazem mais falta como a família e os amigos.
Sim, procupamo-nos em ver o nível do nosso vasso. O nosso vaso nunca está cheio pois à medida que a vida vai decorrendo, vamos encontrando pessoas, decobrindo coisas novas e assim o nosso vaso vai ficando cada vez mais preenchido. Se virmos o nível do nosso vaso a aumentar significa que crescemos na vida como pessoas, que nos tornamos mais sábios e fomos crescendo ao longo da vida com as novas amizades que fizemos.
Sim, preocupamo-nos com a qualidade e variedade das nossas pedras, porque estas pedras são o elo da nossa personalidade, pois é com essas pedras que vamos crescendo ao longo da vida. A variedade das nossas pedras é grande, pois todas elas são diferentes mas todas iguais. São diferentes porque todas transmitem diferentes conhecimentos, valores. São iguais porque todas devem transmitir os aspectos positivos da vida.
Nós encontramos essas pedras no convívio com a família e amigos, no conhecimento que a sociedade nos transmite e também pelos valores cristãos que a Igreja nos ensina.
Inês Freitas, Nídia, Andreia, Fátima
O nosso vaso está cheio com tudo. Claro que pomos as pedras grandes em primeiro lugar. Muita gente até pode perguntar porquê... pois para algumas pessoas não é o mais importante. Pois bem, as pedras grandes ficam em primeiro lugar pois representam a família, os amigos... sem essas pedras nós não seríamos nada pois são essas pedras que nos ajudam a crescer e a aprender. Ninguém consegue viver só com a gravilha, a areia e a água, pois elas apenas se juntam às pedras grandes, ou seja, para a gravilha, a areia e a água terem algum significado é preciso as pedras grandes para a sustentarem. É como uma casa. A casa precisa dos pilares para a sustentar, pois se a casa não tivesse pilares nunca existiria. Nós precisamos dos amigos, da família e do nosso crescimento para fazer com que o resto se segure e se apoie.
Todos nós nos devíamos preocupar um pouco com o nosso vaso, pois muitas vezes não o enchemos da forma mais correcta. Ao longo da nossa vida nós vamos mudando o nosso "vaso", e quando o fazemos, temos de ter consciência se estamos a encher o vaso correctamente. Muitas vezes caímos na tentação de meter aquelas coisas menos importantes em primeiro lugar no vaso, como a água, a areia e a gravilha e esquecemo-nos do mais importante, as pedras grandes. Quando nos lembra-mos delas muitas vezes já vamos tarde de maispois elas já não cabem dentro do vaso, pois o vaso está cheio daquelas coisas que não eram tão importantes.
Algumas das pedras mantêm-se ao longo da nossa vida no vaso mas há outras que não. Muitas vezes os amigos mudam , muitas vezes aparece alguém na nossa vida que nos faz encaixar mais uma pedra grande no vaso.
A gravilha, a areia e a água normalmente são mais bens materiais, são os nossos hobbies, aquilo que nós gostamos de fazer e todas aquelas coisas que não são essenciais mas que nós gostamos de ter na nossa vida.
(Ana Cortez, Liliana, Catarina, Tiago, Fábio)