Todos nós temos um vaso que é a nossa vida, tal como o vaso está cheio de pedras, gravilha, areia e água, a nossa vida também está cheia de algo importante, como a família, os amigos, a vida profissional e pessoal, e até os sonhos, pois devemos caminhar com rumo, por vezes também está cheia de coisas desnecessárias, como os vícios.
Às vezes preocupamo-nos demais com o nível do vaso e esquecemo-nos que para além do nível existem espaços vazios entre as coisas (no caso do texto eram as pedras) e nós não nos lembramos de os ocupar. Outras vezes, nem nos preocupamos com o nível do vaso.
O nível do vaso não é o mais importante para nós, o que será mais importante é a qualidade do conteúdo.
Todos nós nos preocupamos com a qualidade e variedade das pedras que enchem o vaso (que no nosso caso são os nossos próximos). Claro que ninguém gosta de ter pedras defeituosas no vaso, ou seja, ninguém gosta de ter amigos falsos na nossa vida, ou alguém que nos quer mal ou não gosta de nós. Pensamos, que todas as pessoas gostam mais de ter poucos, mas bons amigos, do que ter muitos amigos e, alguns, sem nenhum valor.
As pedras do vaso simbolizam o mais importante na nossa vida. Às vezes é difícil fazer a selecção do que é verdadeiramente importante para nós. O que será mais importante?
A mesma dúvida foi colocada a Jesus, à qual ele respondeu: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6.33). Nós concordamos com Jesus, em primeiro lugar na nossa vida, deve encontrar-se Deus, pois onde que nos encontremos ele está sempre lá, quer no grupo de amigos, quer entre a família.
Agora surge a pergunta: Quem é o próximo mais próximo? À qual respondemos: a nossa família. Então depois de Deus, o segundo lugar deve ser ocupado pela família.
Mas a nossa vida não é só constituída por Deus e pela nossa família, também se encontram na nossa vida amigos, que na nossa opinião no vaso, também, representam as pedras.
A gravilha simboliza o nosso futuro. Para conseguirmos alcançar o futuro, são necessárias a areia para preencher os espaços em branco.
E o que representará a areia? Talvez seja a boa disposição, a força, a vontade de ir mais além, a fé, a persistência, a coragem e a escola, que é um passo para o nosso futuro. Tudo isto é um caminho para o futuro.
Na nossa vida, somos acompanhados por coisas desnecessárias, um exemplo, são os vícios, tal como, o tabaco, o álcool, as drogas; mas isto não acontece com todas as pessoas. Mas a raiva, o ódio, o medo e a inveja também são dispensáveis na nossa vida, e são coisas que, normalmente, acompanham todos os seres na vida, não quer dizer que seja em todos os momentos. Tudo isto representa a água.
E com tudo isto, vamos enchendo o nosso vaso.
(4.º grupo - Nuno Cortez, Mónica, Eliana, Gonçalo, Patrícia)